Filhos do rei Afonso V de Portugal
D. Afonso V, cognominado «O Africano», nasceu em Sintra a 15 de Janeiro de 1432 e em Sintra morreu a 28 de Agosto de 1481.
Era filho del rei D. Duarte e de D. Leonor de Aragão. Tinha seis anos quando o pai morreu e, por ordem deste a regência foi atribuída a D. Leonor de Aragão, sua mãe; mas como ainda existia o trauma da rainha D. Leonor Teles, foi o tio de D. Afonso V, o infante D. Pedro, Duque de Coimbra quem assumiu a regência. Mal tomou as rédeas do poder, em 1448, D. Afonso V, com o apoio do bastardo D. Afonso, Duque de Bragança tratou de assassinar o tio D. Pedro, o que conseguiu na Batalha de Alfarrobeira, a 20 de maio de 1449. De passagem diga-se que D. Pedro, além de tio de D. Afonso V era também seu sogro; D. Isabel, esposa de Afonso V era filha de D. Pedro. Casaram-se a 6 de maio de 1447.
Três filhos deste casamento.
O primeiro, o Príncipe D. João, nascido em Sintra a 29 de Janeiro de 1451, morreu ainda criança.
A Infanta Beata D. Joana nasceu em Lisboa a 6 de Fevereiro de 1452. Era muito bela e não lhe faltaram pretendentes; mas repudiando todos viveu em perpétua castidade. Consagrando-se toda a Deus, tomou o hábito de Religiosa de S. Domingos no Mosteiro de Jesus em Aveiro no ano de 1475, onde viveu virtuosamente durante 18 anos, vindo a falecer a 11 de maio de 1490. Jaz sepultada no mesmo Mosteiro num túmulo que lhe mandou fazer o rei D. Pedro II, para onde foram transladadas as veneráveis Relíquias a 22 de Outubro de 1711, por ordem de D. João V. D. Pedro conseguira do Papa Inocêncio XI o culto de Beata desde Abril do ano de 1693.
E o futuro D. João II completa o quadro dos filhos de D. Afonso V.
Sem comentários:
Enviar um comentário