Filhos de D. Dinis, com bastardos incluídos
D. Dinis terá nascido em Lisboa a 9 de Outubro de 1261 e morreu em Santarém a 7 de Janeiro de 1325.
Casou com Isabel de Aragão, a Rainha Santa em 1279.
1. Infanta D. Constança, nascida a 3 de Janeiro de 1290. Em 1302, com 12 anos, casou com D. Fernando IV, rei de Castela. Teve o casal dois filhos. Morreu a 18 de Novembro de 1313 com 23 anos de idade.
2. D. Afonso, o sucessor.
OS BASTARDOS DE D. DINIS
Fora do matrimónio com a Rainha Santa, teve D. Dinis vários filhos de diferentes mulheres. A saber.
D. Afonso Sanches, nascido de D. Aldonça Rodrigues Telha. Foi o preferido de seu pai, que o fez Mordomo Mor e senhor de Vila do Conde e de outras terras, o que provocou tal ciúme ao seu irmão Afonso, que este o perseguiu ferozmente quando se tornou D. Afonso IV. Afonso Sanches casou com D. Teresa Martins, filha do conde de Barcelos e fundou, com sua mulher, o Mosteiro de Santa Clara, em Vila do Conde, dotando-o generosamente. Faleceu em 1329 e jaz sepultado nesse mesmo Mosteiro. Existiu uma tradição, contada de geração em geração, em que, depois de morto, aparecera com sua mulher às religiosas do seu Mosteiro, animando-as numa ocasião de guerra com Castela.
Outro bastardo de D. Dinis foi D. Pedro Afonso, feito pelo rei em Dona Garcia Froias ou Froyas, mulher de qualidade, natural de Torres Vedras. Este D. Pedro foi conde de Barcelos, Alferes Mor do reino, Mordomo Mor da Infanta D. Brites, e foi dono de muitas terras, com cujo domínio e rendas mantinha uma casa magnífica. D. Dinis, seu pai, gostava muito dele e ele, pelos vistos retribuía em valor e letras. Compôs o célebre Nobiliário, em que descreve a origem de quase todas as famílias de Hespanha e é valiosíssimo por não ter tido o mais antigo que se conhece. D. Pedro Afonso casou três vezes mas não teve descendência. Morreu no ano de 1354 e jaz enterrado no Convento de S. João de Tarouca, da Ordem de Cister. De estatura tinha 12 palmos de comprimento (um palmo media 22 cm o que dá 2m64 de altura para este D. Pedro Afonso, bastardo de D. Dinis).
Outro bastardo de D. Dinis, também Pedro Afonso de nome, casou com D. Maria Mendes e foi várias vezes confundido com o anterior.
D. João Afonso também foi legitimado pelo rei D. Dinis a 13 de Abril de 1317. A mãe também era mulher de qualidade e chamava-se Maria Pires. Foi Mordomo Mor da rainha Santa Isabel, o que não lhe serviu de muito no que diz respeito ás boas graças de seu real irmão D. Afonso IV, que o mandou degolar em 1325, mal se tornou rei de Portugal.
D. Fernando Sanches, mais um bastardo de D. Dinis. Casou com D. Froilhe Annes de Briteiros.
D. Maria Afonso foi a filha que deu a D. Dinis D. Marinha Gomes, mulher nobre de Lisboa, e que fundou a Igreja de Santa Marinha. Casou com D. João de Lacerda, de quem teve descendência.
Por fim, mais outra bastarda de D. Dinis, outra Maria Afonso. Esta foi freira em Odivelas e morreu no ano de 1320.
Sem comentários:
Enviar um comentário