sexta-feira, 16 de setembro de 2011

História de Atouguia da Baleia (Peniche) e antigo brasão (imagem de 1860)




História de Atouguia da Baleia (Peniche) e antigo brasão (imagem de 1860)

ATOUGUIA DA BALEIA 

Está situada esta vila em lugar alto, vizinho do oceano e a meia légua da praça de Peniche, para o nascente.

Segundo pretendem alguns escritores, foi fundada pelos anos de 1165 por Guilherme de Lacorni, fidalgo francês e um dos cruzados que vieram na armada que ajudou a el rei D. Afonso Henriques na expugnação e tomada de Lisboa, por cujo serviço lhe deu este monarca o termo daquela vila para povoar. Outros autores ha que tratando da Atouguia, não lhe dão semelhante origem. Seja porém esta qual for é certo que tem muita antiguidade.

Os etimologistas dizem que o seu nome se deriva por corrupção de Touria, que assim a denominavam em tempos del rei D Pedro I por causa das manadas de toiros, que este soberano ali tinha. Para fundamento desta opinião trazem o brasão de armas da vila, que se vê sobre a porta da casa da câmara, e que consiste num escudo, no meio do qual avulta um boi em campo de purpura, e sustentando um castelo em cada uma das pontas.

Deu-lhe foral el rei D. Sancho I e teve, no antigo regímen, voto em cortes, com assento no banco décimo sexto. 

Correndo o ano de 1526, deu á costa na praia próxima da vila chamada da Areia Branca, uma grande baleia que tinha noventa palmos de comprimento. Desde então se ficou chamando a vila - Atouguia da Baleia.

Foi condado, cujo titulo se extinguiu no reinado d el rei D. José, tendo sido justiçado o ultimo conde por cumplicidade no atentado cometido contra a vida deste soberano.

Tem uma só paroquia da invocação de S. Leonardo, que é um templo de três naves, e nove ermidas dentro da vila e nas imediações. Destas é a principal a de Nossa Senhora da Conceição, que por suas dimensões, adornos e boa ordem, se pode ter na conta de uma boa igreja. É concorrida de muitas romarias, que aí vêm de longe, principalmente no verão, festejar a Senhora.

Possui um hospital e casa de misericordia, e nos arrabaldes tinha um convento de franciscanos dedicado a S. Bernardino.

Junto da vila ainda se vêem os restos do seu antigo castelo, que está sobranceiro a um pequeno rio que toma o nome da mesma vila. O termo produz bastante trigo, cevada e milho, algum vinho, frutas e caça, tendo também alguma criação de gados. A costa vizinha, em que tem um pequeno porto com poucos barcos de pesca, fornece a terra abundantemente de pescado e ainda dá para alguma exportação para o interior.

 A pequena distancia da vila há um lago formado pelas águas das chuvas e alimentado por uma ribeira, que nele vem desembocar, e que nasce num olho de agua no sitio chamado o Brejo. No inverno cobrem-se as margens deste lago de muita e variada caça de arribação.

A 6 de Novembro, por ocasião da festa de S Leonardo, padroeiro da vila, faz-se aqui uma feira a que concorre bastante gente das povoações próximas. O numero dos habitantes pouco excede a mil.

Por Ignacio de Vilhena Barbosa

***

Atouguia da Baleia é uma freguesia do concelho de Peniche.

Pelo Censos 2011 Peniche conta com 27 630 habitantes

Peniche é uma cidade do distrito de Leiria.

As Freguesias de Peniche são:
Ajuda, Atouguia da Baleia, Ferrel, São Pedro, Serra d'El-Rei, Conceição.

Eleições Autárquicas - 11/10/2009

Votação por Partido em PENICHE

PCP - 5887/44% - 4 mandatos
PSD - 3877/29% - 2 mandatos
PS - 2559/19,1% - 1 mandato


Candidatos Eleitos pelo Circulo: Peniche

PCP-PEV - António José Ferreira Sousa Correia Santos
PPD/PSD - Luís Lourenço Jorge Ganhão
PCP-PEV - Jorge Alberto Bombas Amador
PS - Carlos Jorge Gonçalves do Amaral Domingos
PCP-PEV - Maria Clara Escudeiro Santana Abrantes
PPD/PSD - Francisco Manuel Pinto da França Salvador
PCP-PEV - Jorge Serafim Silva Abrantes



2 comentários:

  1. Gostei de ler,era mais ou menos o que conhecia da hist´ria da nossa Atouguia da Baleia!

    ResponderEliminar
  2. Gostei do que li!Era mais ou menos o que conhecia da história de Atouguia da Baleia

    ResponderEliminar