terça-feira, 20 de setembro de 2011

História de Castelo Rodrigo e antigo brasão (imagem de 1860)



História de Castelo Rodrigo e antigo brasão (imagem de 1860)

A VILA DE CASTELLO RODRIGO

Está edificada esta pequena vila e antiga praça de armas em lugar alto e forte por natureza, na província da Beira, comarca de Trancoso, de onde dista sete léguas para o nordeste, e três da cidade de Pinhel para o nor-nordeste.

Os nossos antiquários fazem derivar a sua fundação dos turdulos, quinhentos anos antes da era cristã. Pondo de parte estas opiniões, ordinariamente faltas de bom fundamento, e partindo de épocas menos remotas e mais conhecidas, diremos que, achando-se aquela povoação quase inteiramente arruinada e abandonada dos seus moradores, em tempo del rei D. Dinis, este monarca a mandou reedificar e povoar em 1296. Por essa ocasião aí fez construir para sua defensa um forte castelo.

A proximidade em que se acha esta povoação da fronteira espanhola. foi causa de padecer tantos danos nas guerras que se atearam entre os dois países em diversas épocas, mas principalmente no reinado de D. Fernando e no começo do de D. João I, que outra vez chegou a deplorável estado de ruína, em tempo del rei D. Manuel, que a restaurou e lhe deu foral pelos anos de 1509.

Quando Filipe II, de Castela, se viu senhor de Portugal, pela força das armas e talvez ainda mais pelas perfidias e traições de alguns desnaturados portugueses, galardoou os serviços que lhe prestou D. Cristóvão de Moura, com o titulo de conde de Castelo Rodrigo. Filipe III elevou este mesmo titulo a marquesado.


Em Julho de 1664 veio pôr- lhe sitio o duque de Ossuna com um exercito espanhol. E no dia 6 desse mês e ano, foram os sitiantes derrotados e levantado o cerco pelo exercito português, comandado pelo primeiro visconde de Fonte Arcada.

A vila de Castelo Rodrigo está situada sobre um monte, estendendo-se para o lado do sul. É cercada de muros com treze torres. O seu castelo merece ser visitado pelos curiosos de antiguidades. Tem duas portas, chamadas do Sol e de Alverca. No centro ergue- se a torre de menagem, de muita altura, toda de cantaria, de forma quadrada, com seis grandes janelas. Dentro deste Castelo vê-se ainda o palácio arruinado que ali mandou construir D. Cristóvão de Moura, o primeiro conde e primeiro marquês de Castelo Rodrigo, que era obra de boa arquitectura. Junto á porta da Alverca, da parte de dentro, há um poço bem construído, de bastante profundidade e abundante de agua potável. E no sitio denominado Alvaca, também no interior da fortaleza, existe uma cisterna aberta na rocha e com sessenta e três degraus.

Tem esta vila uma única paroquia da invocação de Nossa Senhora do Roque Amador, que está situada no meio da povoação. Tem hospital e casa de Misericórdia e três ermidas.

Nos arrabaldes há varias fontes de que se abastece a vila e que regam algumas hortas e pomares. O termo é extenso e produz cercais, algum vinho, muitas pastagens, onde há criação de gado e abundância de caça. O rio Aguiar que o banha e que vai desaguar no Douro, fornece alguma pesca.

A um quarto de légua da vila está o antigo edifício do extinto mosteiro de Santa Maria da Torre de Aguiar, fundação de D. Afonso Henriques, e que pertenceu aos monges de S. Bernardo. Foi um santuário ao qual concorriam outrora muitas romarias. Na igreja está a sepultura do celebre cronista mor do reino, frei Bernardo de Brito.

Castelo Rodrigo, hoje de bem pouca importância e com uma população diminutissima, na antiga organização do país, tinha voto em cortes, com assento no banco décimo primeiro.

O seu brasão de armas é um escudo com as armas reais ao revés, a parte superior para baixo. Foi um dos castigos que infligiu a esta vila el rei D. João I, porque os seus habitantes, seguindo o partido de D. Beatriz, filha do nosso rei D Fernando e mulher de D. João I de Castela, na guerra da sucessão, recusaram dar entrada àquele soberano quando por ali passou em direcção á praça de Chaves.

Dizem que a vila tomou o nome do seu castelo e do seu primeiro alcaide mor, chamado Rodrigo. Andava este cargo na família dos viscondes de Fonte Arcada.

Por Ignacio de Vilhena Barbosa

***
Castelo Rodrigo é uma freguesia portuguesa do concelho de Figueira de Castelo Rodrigo,

Pelo Censos 2011 Figueira de Castelo Rodrigo conta com 6259 habitantes

Freguesias de Figueira de Castelo Rodrigo

Algodres • Almofala • Castelo Rodrigo • Cinco Vilas • Colmeal • Escalhão • Escarigo • Figueira de Castelo Rodrigo • Freixeda do Torrão • Mata de Lobos • Penha da Águia • Quintã de Pêro Martins • Reigada • Vale de Alfonsinho • Vermiosa • Vilar de Amargo • Vilar Torpim


Eleições Autárquicas - 11/10/2009

Votação por Partido em FIGUEIRA DE CASTELO RODRIGO

PSD: 55,4% - 3 mandatos
PS: 40,5% - 2 mandatos

Candidatos Eleitos pelo Circulo: Figueira de Castelo Rodrigo

PPD/PSD - António Edmundo Freire Ribeiro
PS - Carlos Alberto Nunes Panta
PPD/PSD - Arelindo Gonçalves Farinha
PS - José Manuel Maia Lopes
PPD/PSD - Sandra Monique Beato Pereira


Sem comentários:

Enviar um comentário