História de Castelo de Vide e antigo brasão (imagem de 1860)
A VILA DE CASTELLO DE VIDE
Segundo a opinião de alguns nossos antiquários, é esta vila uma das mais antigas povoações do Alentejo e já existia no tempo da dominação romana. Os que lhe dão tão remota origem, querem que o seu castelo seja muito anterior ao reinado de D. Dinis, e dizem que este monarca só lhe edificou a torre da menagem e fez alguns reparos. Outros, porém, pretendem que foi el rei D. Dinis o fundador do castelo, e que desde então se ficou chamando a povoação Castelo de Vide, em lugar de Vila de Vide, nome que antes tinha.
Sobre a etimologia do nome, dizem os primeiros que provém da sua posição junto da raia de Espanha, chamando-se nos tempos antigos Vila de Vide, por abreviação de «Vila que divide», isto é, que separa um reino do outro. Os segundos teimam que o seu nome se deriva de uma vide que plantaram chegada á porta do castelo logo que acabaram de o construir. E confirmam esta opinião com o brasão de armas da vila, que é um escudo, tendo no meio um castelo cercado por uma vide, com seus cachos e parras.
Foi senhor desta vila, o infante D. Afonso, irmão del rei D. Dinis e, nas discórdias que tiveram entre si, foi por vezes teatro Castelo de Vide desta luta, querendo D. Afonso a todo o custo cerca-la de muros e impedindo-lho com tropas, el rei D. Dinis. Mais tarde veio a construir-se a sua cerca de muralhas com quatro portas. Outrora tinha voto em cortes com assento no banco décimo primeiro.
A vila de Castelo de Vide, antiga praça de armas, está situada na província do Alentejo, junto á fronteira de Espanha, em lugar elevado, na encosta de um monte que pertence á serra de Portalegre. Dista da cidade deste nome duas léguas e meia para o nor-nordeste e uma légua da praça de Marvão para o poente.
Há na vila três paroquias que são: Santa Maria da Devesa, que foi primeiro uma ermida, edificada no ano de 1311 e é a matriz; S. João Baptista, que era da ordem de Malta e antigamente da apresentação do grão prior do Crato; e Santiago.
Tem casa da Misericórdia e hospital, que datam do reinado d el rei D. Manuel. Havia aqui dois conventos de frades, que eram: o de Nossa Senhora da Conceição, de franciscanos da província do Algarve, e o de Nossa Senhora da Vitoria, de hospitaleiros de S. João de Deus, no qual se estabeleceu um hospital militar. Tem dois recolhimentos de mulheres pobres, uma igreja da invocação do Espírito Santo e umas vinte ermidas, dentro da vila e nos arrabaldes. A casa da câmara é bom edifício. O castelo é grande e tem dentro muitas casas aonde residem bastantes famílias.
Na vila há muita e boa agua; nos arrabaldes, porém, abunda por tal modo em poços, fontes e ribeiras, que faz aquelas cercanias muito férteis e formosas.
As ribeiras da Vide e de S. João cercam a vila com a frescura de suas águas, e rodeiam-na de frondoso arvoredo. Regam mais de duzentas hortas, pomares e quintas, e fazem moer muitas azenhas e engenhos de fabricas de panos, pelo que todas as saídas da vila são muito amenas e conduzem a lindíssimos passeios.
O termo de Castelo de Vide, em que se contam umas trezentas fontes, é muito produtivo e bem cultivado. Recolhe muita castanha, pêras, peros e outras frutas de magnifica qualidade, muita e excelente hortaliça, sendo algumas espécies de nomeada em toda a província; bastante copia de cereais e legumes, vinho azeite e caça de todo o género. Cria-se aqui muito gado, principalmente suíno, que constitui um ramo de grande comercio e riqueza para esta vila.
A 10 de Agosto tem a sua feira de três dias, á qual concorre muita gente e muita variedade do géneros. A população de Castelo de Vide regula por perto de seis mil almas. A alcaidaria mor desta vila anda na casa dos condes de Sabugal, que também são meirinhos mores.
Por Ignacio de Vilhena Barbosa
***
Pelo Censos 2011 Castelo de Vide conta com 3376 habitantes
Castelo de Vide é uma vila do Distrito de Portalegre
As freguesias de Castelo de Vide são:
Nossa Senhora da Graça de Póvoa e Meadas, Santa Maria da Devesa (Castelo de Vide), Santiago Maior (Castelo de Vide), São João Baptista (Castelo de Vide)
Eleições Autárquicas - 11/10/2009
Votação por Partido em CASTELO DE VIDE
PSD: 53,3% - 3 mandatos
PS: 28,1% - 2 mandatos
Candidatos Eleitos pelo Circulo: Castelo de Vide
PPD/PSD - António Manuel Grincho Ribeiro
PS - Rui Manuel Mourato Miranda
PPD/PSD - António Manuel das Neves Nobre Pita
PPD/PSD - Daniel Jorge Carreiras da Silva
PS - Fernando José Tacão Valhelhas
Sem comentários:
Enviar um comentário