terça-feira, 20 de setembro de 2011

História de Castro Marim e brasão antigo (imagem de 1860)





História de Castro Marim e brasão antigo (imagem de 1860)

A VILA DE CASTRO MARIM

É esta vila um dos portos marítimos do reino do Algarve e uma das suas principais praças de guerra. Está edificada na margem direita do Guadiana, uma légua distante da foz do rio e quase defronte da cidade espanhola de Ayamonte. Sentada nas faldas de duas montanhas, que aí se unem por meio de duas linhas de muralhas, não se espelham seus edifícios nas águas do Guadiana. Fica um pouco arredada do rio, porém um pequeno esteiro ou canal facilita ás embarcações chegarem junto aos muros da vila.

EI rei D. Afonso III mandou- a povoar em Julho de 1277, concedendo-lhe vários foros e privilégios. Não consta porém ao certo se a fundou ou simplesmente reedificou. El rei D. Dinis, deu-lhe novo foral em Maio de 1282 e quando, pela extinção dos templários se criou a ordem de Cristo, fê-la cabeça da nova ordem, que depois se mudou para Tomar. Parece que o mesmo soberano lhe fez as primeiras obras de fortificação. As mais consideráveis foram empreendidas no tempo das guerras da aclamação de D João IV.

Castro Marim tinha voto nas antigas cortes e os seus procuradores tomavam nelas assento no banco décimo terceiro. 

Na parte mais aliada vila está o seu antigo castelo, de forma circular com cinco torres e cinco portas, que comunicam para a povoação e para os arrabaldes. Os condes de Soure, como alcaides mores que eram de Castro Marim, tinham casas dentro deste castelo. Também nele se acha fundada a igreja matriz, única paroquia da vila, a qual é dedicada ao apostolo Santiago. Tem casa e hospital da Misericórdia e quatro ermidas. A de Nossa Senhora dos Mártires, que é um santuário de muita devoção daquele povo, e á qual concorrem muitas romarias, tem junto um hospital militar.

As vizinhanças do Guadiana fazem aprazíveis os seus subúrbios, que produzem cereais, vinho, azeite, amêndoas e figos e criam muito gado e caça. O rio e o mar fornecem na abundantemente de muita variedade de pescado. Recolhe muito sal das suas marinhas, de que se abastecem quase todas as terras do Algarve. Este produto, juntamente com os figos, amêndoas e pescaria salgada, constitui os seus principais géneros de exportação que é importante e lhe entretém activo comercio com Lisboa e outros portos do reino.

Castro Marim tem perto de dois mil e trezentos habitantes. O seu brasão de armas é um escudo com uma povoação cercada de muralhas e por cima as armas reais de Portugal.

Por Ignacio de Vilhena Barbosa

***

Pelo Censos 2011 Castro Marim tem 6719 habitantes

Castro Marim é uma vila do Distrito de Faro

Freguesias de Castro Marim

Altura, Azinhal, Castro Marim, Odeleite

Eleições Autárquicas - 11/10/2009

Votação por Partido em CASTRO MARIM

PSD: 54,3% - 3 mandatos
PS: 40,1% - 2 mandatos

Candidatos Eleitos pelo Circulo: Castro Marim

PPD/PSD - José Fernandes Estevens
PS - Manuel de Almeida Martins
PPD/PSD - Filomena Pascoal Sintra
PS - Sílvia Martins Paulino da Cruz
PPD/PSD - Nuno Miguel Gonçalves Pereira


,

Sem comentários:

Enviar um comentário