segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Coragem e valor das mulheres Lusitanas



Coragem e valor das mulheres Lusitanas


Depois da derrota de Nigidio, os Romanos não se achavam tão enfraquecidos que deixassem em absoluto sossego a Lusitânia.

Numa diversão que fizeram, aprisionaram muitos homens e mulheres; estas, em separada habitação, passavam a noite reunidas; e de cautela se lhes prendiam as mãos.

Elas lembraram-se de cortar com os dentes os laços com que uma se achava manietada e esta, em liberdade, libertou as suas companheiras.

E então, aproveitando-se da escuridão e da segurança dos guardas, elas foram desamarrar os seus maridos; estes, munidos de armas que tiram aos Romanos enquanto eles dormem, degolam grande parte; despertam os outros aos gritos que as vitimas soltavam, porém os Lusitanos fazem ressoar muito mais fortes clamores.

Julgando-se os Romanos atacados por inimigos de fora, fogem e todos são despedaçados. Os Lusitanos retomam então o caminho das suas casas com as esposas, que por uma feliz ideia souberam libertar-se e liberta-los .

4 comentários:

  1. Precisamos dessa coragem e desse valor agora, para q elas, as nossas mulheres Lusitanas se soltem e soltem os seus homens para esmagar-mos as forças que nos oprimem, já não romanos maus germanos e gauleses

    ResponderEliminar
  2. a mim aparece-me q as lusitanas doje só queres despir-se

    ResponderEliminar
  3. ó pá n insultes, q se n fossem as portuguesas a aguentar as pontas isto já tinha ido ao fundo

    ResponderEliminar
  4. que venha a nós a coragem dessas mulheres lusitanas. esperemos q as portuguesas n tenham perdido ainda esse espírito de luta, coragem e valor. eu duvido, fazem pior q os homens. mas vivam essas desconhecidas heroinas lusitanas. Viva Portugal

    ResponderEliminar