terça-feira, 4 de outubro de 2011

História das Ordens Religiosas em Portugal: Agostinhos Calçados

História das Ordens Religiosas em Portugal: Agostinhos Calçados

Querem os Cronistas desta Sagrada Religião que S. Profuturo, Arcebispos de Braga e discípulo de Santo Agostinho, introduzisse esta Ordem em Portugal pelos anos de 393, pouco depois de a ter fundado em Tagaste o mesmo Santo Doutor; e que o Eremita alemão Santo Ancirado fundasse em Penafirme pelos anos de 850 o primeiro Convento deste Ordem Agostiniana em Portugal, onde S. Guilherme, Duque da Aquitânia, vindo em peregrinação a Santiago de Galiza, habitara algum tempo e reedificara o claustro e oficinas, que ainda hoje se preservam.

O que temos por indubitável é que esta exemplaríssima Ordem dos Eremitas de Santo Agostinho entrou em Lisboa no ano de 1147, a 25 de Outubro, dia em que entrou na mesma cidade, triunfando sobre os Mouros, o invicto rei D. Afonso Henriques. Plantou esta Sagrada Ordem, no Eremitério de S. Gens, na raiz do monte com o mesmo Santo, hoje mais conhecido pelo nome de Senhora do Monte, dois Eremitas, cujo nome se ignora, constando apenas que tinham estado no Eremitério de S. Vicente, no Algarve.


Com beneplácito do Bispo de Lisboa, D. Gilberto, fundaram estes dois Eremitas o Eremitério de S. Gens, prometendo obediência ao mesmo Bispo, por não gozarem ainda neste tempo do privilégio da isenção, que lhes concedeu depois o Papa Bonifácio VIII, na Bula Sacer Ordo de 21 de Janeiro de 1298; e assim nem Igreja tinham, mas só Oratório, em que se encomendavam a Deus, sujeitos às obrigações das Paróquias, como os mais fiéis e sem dependência de outro Superior entre si mais que do Prior, que elegia a família do Mosteiro com aprovação do Ordinário.

Neste estado foram vivendo os Eremitas de S. Gens, engrossando-se com sujeitos hábeis para os seus ministérios, até que, não cabendo já neste Eremitério, reedificaram ou fundaram outro no território de Penafirme, termo de  Torres vedras, no ano de 1256, em que o Papa Alexandre IV, na sua Bula Licèt, de 9 de Abril, uniu à ordem dos Eremitas de Santo Agostinho várias Congregações de Eremitas Agostinianos, sujeitando todos a um Geral, com faculdade de se dividir a Ordem em Províncias, nomeando-se quatro: Itália, Alemanha, França e Hespanha.

Houve nesta de Hespanha, dificuldades em admitirem os Bispos Provincial, enquanto de todo os não isentava deles o Pontífice, as quais dúvidas cessarão, firmando-se o privilégio de isenção, a que resistiu o Bispo de Lisboa D. João Martins Soalhães durante cinco anos, desde 1298 até 1303.  No ano de 1304, era já Provincial de Hespanha, Frei Sancho de Rada, Prior de Lisboa. Já não existiam no Eremitéro de S. Gens os Eremitas de Santo Agostinho; existiam sim no sitio, em que ao presente vivem (século 18), por terem deixado o seu primeiro domicílio por justas e urgentes causas, como declarou o mesmo Bispo na sua Provisão de 8 de Julho de 1306.

A este tempo não tinha a Ordem em Portugal, além do desterro de S. Gens, mais que o Eremitério de Nossa Senhora da Assunção de Penafirme e os Convento de Santo Agostinho de Lisboa e o de Vila Viçosa, fundados todos antes de se radicar a Província de Hespanha. Depois de estabelecida se fundaram os Conventos de Santo Agostinho de Torres Vedras e o de Santarém; até que, alterada a Península com as guerras del Rei D. Fernando e D. João I, não consentiram estes na união dos Conventos deste Reino com os mais de Espanha, mas só na sujeição de um Prior Geral do distrito deste Reino, até que veio a convir à ordem que fizessem Província à parte no ano de 1477.

Correndo o ano de 1535, mandou El Rei D. João III, zeloso pai das Religiões, reformar esta, escrevendo para isso ao Prior Geral da ordem em Castela, que então era o Padre Gabriel Veneto, o qual mandou aqueles dois Apostólicos Varões que foram Frei Francisco de Vila-Franca e Frei Luís de Montoya, Religiosos de grande exemplo, experiência e virtude, dando princípio à tal Reforma no Convento de Lisboa. Os privilégios e indultos que os Sumos Pontífices têm concedido a esta Sagrada Ordem, podem-se ver nos autores que tratam disso.

 A Província de Portugal da Ordem de Agostinhos Calçados consta dos Conventos Seguintes (século 18):

Sem comentários:

Enviar um comentário