terça-feira, 4 de outubro de 2011

História das Ordens Religiosas em Portugal - Agostinhos Descalços

História das Ordens Religiosas em Portugal - Agostinhos Descalços

A Santa Reforma de Agostinhos Descalços principiou neste Reino a 2 de Abril de 1663, e na sua introdução esteve a religiosa piedade da Senhora Dona Luísa, Rainha de Portugal, mulher del Rei D. João IV, a qual, desejando retirar-se do século e fundar semelhante Reforma, comunicou este seu pensamento ao seu Confessor, o insigne Frei Manuel Poeiros, religioso neste tempo de Nossa Senhora da Graça, o qual não somente lhe aprovou aquele santo projecto, mas a convenceu que, para a subsistência do tal Mosteiro, era necessário haver outro de Religiosos da mesma Ordem.

Este conselho foi acatado pela Rainha e, fazendo-o por em execução, foi o dito Confessor o primeiro que, com licença do Geral da Ordem, vestiu o hábito da Reforma e se passou a chamar frei Manuel da Conceição. Com ele também vestiram o mesmo hábito cinco Religiosos do mesmo Convento de Nossa Senhora da Graça, insignes em letras e virtudes. Fez-se esta função em dia de Nossa Senhora dos Prazeres na Ermida de D. Gastão Coutinho, onde de descalçaram e tomaram posse do Convento chamado do Monte Olivete no sítio do Grilo, légua e meia de Lisboa, que a sobredita Rainha tinha mandado edificar para os novos Religiosos.

O respeito e grande veneração que todos tributavam a esta admirável princesa, impediu algumas objecções, que se levantaram contra esta Reforma, a qual desde então continua em aumento e exemplo, confirmando-lhe o Papa Clemente X, no ano de 1675 todos os seus Conventos. Dão estes Religiosos obediência a um Vigário Geral, que totalmente os governa e gozam dos mesmos privilégios e indultos que os Sumos Pontífices concederam aos Eremitas de Santo Agostinho.

Consta a ordem dos Agostinhos Descalços dos seguintes Conventos e Hospícios:

Sem comentários:

Enviar um comentário