quarta-feira, 12 de outubro de 2011

História das Ordens Religiosas em Portugal - Jesuítas

História das Ordens Religiosas em Portugal - Jesuítas


Entrou esta Sagrada e utilíssima Ordem em Portugal no ano de 1540, governando ElRey Dom João III, o qual, tendo noticia do que obravam em Roma os novos operários da vinha do Senhor e ínclitos Apóstolos do Evangelho, Santo Inácio de Loyola e seus veneráveis companheiros, suplicou ao Papa Paulo III que lhe quisesse mandar ao menos seis daqueles famosos Missionários, para a nova Conquista e seara de Cristo, que no Estado da Índia se plantara. Atenta a gravidade de tão Católica proposição e considerada também a necessidade que havia destes Pregadores Evangélicos em outros Reinos e o pequeno numero de sujeitos que naquele tempo tinha a Companhia, resolveu o Pontífice, ouvindo primeiro a Santo Inácio, que viessem o Padre Mestre Simão Rodrigues de Azevedo, Português e natural de Vouzela e o Padre Nicolau de Bobadilha; mas como este adoeceste, foi nomeado em seu lugar S. Francisco Xavier.

Chegaram os dois Padres a Lisboa em 30 de Maio de 1540, antes de ser confirmada solenemente pelo Vigário de Cristo a Companhia de Jesus, o que fez o mesmo Paulo III à instância e expensas do Sereníssimo Rei de Portugal em 27 de Setembro do mesmo ano. Hospedaram-se estes Missionários do Evangelho no Hospital de Todos os Santos e ElRey, que então assistia nos Paços que hoje (século 18) servem de Tribunal da Inquisição, os tratou com toda a benevolencia, encomendando logo ao Padre Simão Rodrigues a educação e ensino dos Moços Fidalgos e depois o fez Mestre do Príncipe.

Com a assistência destes varões Apostólicos na Corte de Lisboa e em Almeirim, para onde passaram com a Corte, se começou a ver o efeito da sua doutrina em todos, de forma que mereceram estes Padres o grande nome de  Apóstolos, com que os apelidou o piedoso Monarca e a seu exemplo todo o povo e assim deram a entender quanto era preciso que estes Religiosos ficassem no Reino e não fossem para a Índia. Não quis EIRey determina-lo sem ouvir a Santo Inácio. De Roma respondeu o Santo que lhe parecia ficasse em Portugal o Padre Mestre Simão Rodrigues e fosse para a Índia o Padre Mestre Francisco Xavier .Entendeu-se superior esta resolução e partiu logo São Francisco Xavier para Goa, com o novo Vice Rei, Martim Afonso de Sousa, em 7 de Abril de 1541.

Cuidou logo EIRey D. João III em dar Casa própria em Portugal à Companhia e determinou a fundação do Colégio de Coimbra e para sua renda deu a Comenda de Carquere, que vagou naquela ocasião. Possuía a de Benespera o Bispo D. Ambrósio Pereira e a esta Comenda pertencia o Colégio que hoje habitam os Religiosos Eremitas de Santo Agostinho, junto ao monte do Castelo e se chamava de Santo Antão. Com o Bispo tratou o Padre Simão Rodrigues a troca das ditas Comendas, para ter logo Casa própria em Lisboa e, com licença delRey, se mudou para aquela Casa de Santo Antão (que foi a primeira Casa própria que teve no mundo todo a Companhia de Jesus) o Padre Mestre Simão Rodrigues com o Padre Gonçalo de Medeiros, já Noviço e o primeiro que houve em Portugal, aos 5 de Janeiro de 1542 e no de 1546 o nomeou Santo Inácio por primeiro Provincial neste Reino, onde presentemente se contam as seguintes Casas e Colégios:


Sem comentários:

Enviar um comentário