quarta-feira, 12 de outubro de 2011

História das Ordens Religiosas em Portugal - Jerónimos

História das Ordens Religiosas em Portugal - Jerónimos


A Ordem moderna de S. Jerónimo renovou-se em Portugal no ano de 1355, pelo Venerável Padre Frei Vasco Martins da Cunha, de ilustre ascendência, que havia feito vida Monástica Eremitica na Itália, em companhia dos Monges do Santo Sepulcro, os quais, vindo da Palestina no século décimo e sendo derivados da Ordem que o Doutor Máximo instituíra em Belém, tinham fundado diversos Mosteiros por toda a Itália.

Por morte de seu Mestre, que era varão santo e dotado de espírito profético, passaram alguns Monges para Hespanha e entre eles o Venerável Frei Vasco, todos com o pensamento de ressuscitarem a Ordem de S. Jerónimo.

O Padre Frei Vasco, no ano de 1355, veio para a Serra de Sintra e, no sitio em que está o Convento de Penha Longa, fabricando celas junto a uma Ermida de Nossa Senhora da Piedade que ali havia, viveu santamente com vários discípulos que se lhe agregaram.

No ano de 1390 os patrocinou ElRey D. João I e lhes comprou o sitio de Penha Longa por três mil e oitocentos e lhes edificou o primeiro Convento que tiveram no Reino. Mandando porem o Venerável Fundador a Roma um seu companheiro chamado Fernandianes pela confirmação da Ordem, o Papa Bonifácio IX a aprovou no primeiro de Abril de 1400 e deste ano se começa a contar a fundação dos Conventos, que são os seguintes Portugal:

Sem comentários:

Enviar um comentário