História das Ordens Religiosas em Portugal - Capuchos
Entre as oito Províncias da Religião Seráfica existentes neste Reino participa em sexto lugar a Província de Santo António dos Capuchos, intitulada da Observância Mais Estreita, a qual se a considerar-nos nos seus princípios, teve origem no ano de 1392, reinando El Rei D. João I.
Vieram da Província de Santiago Frei Diogo Arias e Frei Gonçalo Martinho, herdeiros da Casa dos Condes de Altamira, os quais com o favor del Rei fundaram aqui alguns Conventos, sendo o primeiro o de Nossa Senhora de Mosteiró, a mais de uma légua de Valença, no Minho.
No ano de 1482, sendo Vigário Provincial Frei João da Póvoa, Confessor del Rei D. João II, pediram os Religiosos, que moravam nesses Conventos, mais outros para viverem em estreita Reformação e, com o favor do Geral, Frei Francisco dos Anjos e industria do dito Vigário Provincial, que eram afectos aos Reformados, além dos tais Conventos lhe foram dados outros, nos quais, sujeitos à Província de Portugal, viveram sempre em estreita observância.
Correndo o ano de 1565, sendo Geral Frei Luís Puteo, com o favor de Frei André da Insua, filho desta Reformação, foi erecta em Custódia de Santo António; e no de 1568, por Bula de S. Pio V, impetrada pelo Cardeal Henrique, foi levantada em Província, separando-se de Portugal. No ano de 1705, erigiu-se outra província separada, chamada da Conceição.
Ambas constam dos seguintes Conventos:
Sem comentários:
Enviar um comentário