terça-feira, 11 de outubro de 2011

História de Idanha-a-Nova e imagem de 1860 do antigo brasão



História de Idanha-a-Nova e imagem de 1860 do antigo brasão

A VILA DE IDANHA-A-NOVA

Na província da Beira Baixa, cinco léguas a este da cidade de Castelo Branco, está assentada Idanha a Nova, em terreno alto e acidentado.

Apesar do seu cognome, a sua origem anda ligada ao principio da monarquia. Um forte Castelo que o mestre do Templo, D. Gualdim Pais, edificou nesse lugar, correndo o anno de 1187, foi o núcleo de uma povoação que, pouco a pouco, se foi aglomerando junto ás muralhas da fortaleza e que mais tarde constituiu uma vila, a que el rei D. Manuel deu foral.

Chamou-se Idanha a Nova, em memoria de uma cidade antiquíssima, sua vizinha, que tendo florescido com o nome de Egiditania no tempo dos romanos, que a fizeram município, e no dos godos, em que foi sede episcopal, se achava despovoada, caída em ruínas e convertida em uma pobre aldeia, apenas decorada com o titulo de vila. Falamos da vila de ldanha a Velha, situada a pouco mais de duas léguas oeste de Idanha a Nova. Os seus habitantes, que subiam a alguns milhares quando era cidade, mal chegam hoje a duzentos. Todavia, mau grado das injurias do tempo e das devastações dos homens, ainda mostra muitos vestígios das passadas grandezas da Egiditania dos romanos e ainda conserva, como recordação do domínio dos godos e da sua extinta hierarquia eclesiastica, a velha catedral de três naves, sustentadas em colunas e agora simplesmente paroquia.

A vila de Idanha a Nova consta de uma só freguesia, que compreende uns mil e trezentos moradores. Tem casa da Misericórdia, um hospital e sete ermidas; e nos subúrbios está o edifício do extinto convento de Santo António, de frades piedosos, fundado em 1630.

É cercada de muros, que o rio Ponsul banha. Tem boas pontes de pedra sobre este rio e sobre a ribeira de Alpreada. O termo produz cereais, legumes, algum azeite e vinho, muito gado e caça. O seu brasão de armas é a esfera armilar del rei D. Manuel. A 13 de Dezembro faz-se aí uma feira de três dias.

Por Ignacio de Vilhena Barbosa


***

Pelo Censos 2011 Idanha-a-Nova conta com 9597 habitantes

Freguesias de Idanha-a-Nova

Alcafozes, Aldeia de Santa Margarida, Idanha-a-Nova, Idanha-a-Velha, Ladoeiro, Medelim, Monfortinho, Monsanto, Oledo, Penha Garcia, Proença-a-Velha, Rosmaninhal, Salvaterra do Extremo, São Miguel de Acha, Segura, Toulões, Zebreira

Sem comentários:

Enviar um comentário