quarta-feira, 2 de novembro de 2011

História de Panóias (Ourique) e imagem de 1860 do antigo brasão



História de Panóias (Ourique) e imagem de 1860 do antigo brasão

A VILA DE PANÓIAS


Esta pequena mas antiga povoação está situada na província do Alentejo, distrito administrativo de Beja. Dista duas léguas noroeste da vila de Ourique e outras duas sudoeste da vila de Messejana.

Pertenceu Panóias á ordem militar de Santiago; deu-lhe foral el rei D. Manuel, em 10 de Julho de 1512 e tinha voto nas cortes da velha monarquia, com assento no banco décimo quarto. Por esta ultima circunstancia mostra que foi terra de alguma importância. Todavia poucas memorias encontramos desta povoação.

O seu brasão d armas é do modo seguinte. Em campo azul, dois braços de homem cruzados, um vestido de amarelo e o outro de carmesim e com as mãos apontando para cima. Entre os braços está uma cabeça humana de barbas e cabelos loiros, que parece ser a de Jesus Cristo. Acha-se assim pintado este brasão na Torre do Tombo. Não nos consta, porém, que venha descrito e explicado em obra alguma; pelo menos tendo o procurado nos autores que mais particularmente se deram ao estudo das antiguidades pátrias não achamos noticias a seu respeito.

A vila de Panóias, que no começo do século passado (18) tinha duzentos e sessenta fogos, apenas contava, em 1820, cento noventa e oito, com uns setecentos e setenta habitantes. Supomos que este é, com pouca diferença, o seu estado actual. Tem uma única paroquia da invocação de Santa Maria.

A meia légua da vila, para o lado ocidental, está um templo de muita antiguidade, dedicado a S. Romão, que nasceu em França e faleceu num convento que fundou e que foi o primeiro que houve em Portugal, de que existem ainda alguns vestígios no meio de charnecas, a três léguas da vila de Mértola. Na igreja matriz de Panóias, venera-se a cabeça deste santo, em relicário de prata e o corpo na referida ermida de S. Romão, onde se lhe faz, no ultimo dia de Fevereiro, uma grande festa, a que concorrem muitas romagens e povos das vilas e aldeias vizinhas.

O termo de Panóias produz em abundância os mesmos frutos que o de Ourique, pois que ambos se estendem pelo celebrado campo que tomou o nome desta ultima vila.


Por Ignacio de Vilhena Barbosa


***

Panóias é uma freguesia do concelho de Ourique.
Panóias é vila e foi sede de concelho até 1836, quando foi anexada ao município de Messejana. 

Sem comentários:

Enviar um comentário