segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

História de Barcelos e com era em 1865 (a pesca no rio Cávado)


História



Barcelos é uma das povoações de Portugal mais graciosamente situadas. Está sentada na margem direita do Cávado, em terreno elevado quanto basta para bem disfructar as pittorescas vistas do rio sem ser incommodada em occasião de cheia.

A fundação de Barcelos é attribuida a Amilcar, pai de Anibal, 230 annos antes da era cristã; mas o que se sabe com certeza é que D. Afonso Henriques lhe deu foral, que depois foi reformado por D. Manuel.

Barcelos foi a primeira terra creada condado em Portugal, porque D. Diniz, em 1298, deu o titulo de conde de Barcelos a D. João Affonso Telles de Menezes, titulo que até então era usado neste reino sem designação particular de povoação.


Em 1385 recompensou D. João I os relevantes serviços do grande D. Nuno Álvares Pereira, entre outras mercês, com o titúlo de conde de Barcelos, e este cedeu em dote a sua filha D. Beatriz, quando casou com D. Afonso, que depois foi duque de Bragança.

D. Sebastião elevou Barcelos á dignidade de ducado, sendo seu primeiro duque D. João, filho de D. Theodosio, quinto duque de Bragança.

O primeiro duque de Barcelos, que depois foi sexto duque de Bragança, casou com D. Catharina, filha de D. Duarte, duque de Guimarães, á qual pertenceu o direito de successão ao cardeal D. Henrique na corôa de Portugal, direito que seus successores reivindicaram em 1640.

Foi Barcelos erigida em collegiada no anno de 1474, cujo templo é um dos bons edificios que possue. Além da collegiada tem, digno de ser visto, a egreja da misericordia, o hospital, a casa da camara, e o extincto convento dos capuchos.

Barcelos tem algumas casas de nobre apparencia, e muitas partes das suas muralhas attestam a sua antiguidade.

O paço dos duques de Bragança campêa em ruinas denegridas ha mais de quatro seculos em posição pittoresca e sobranceira ao rio, em que ha uma bella ponte de pedra que liga a Barcelinhos.

Pesca no Rio Cávado

O rio fornece-lhe salmões, lampreias, sáveis, trutas, e outras qualidades de peixe, e o oceano surte a de peixe de mar.

Barcelos tem um bom mercado semanal, que é fornecido ás quintas feiras, por mui diversas fructas e hortaliças, das muitas quintas das vizinhanças, e de caça em que abundam aquellas cercanias.

Barcelos communica com Braga e Porto, por meio de diligencias regulares, e dista d'aquella cidade 18 kilometros e d'esta 42.



***
Pelo Censos 2011 Barcelos tem 120 492 habitantes

Barcelos é uma cidade do Distrito de Braga

Freguesias de Barcelos

Abade de Neiva, Aborim, Adães, Aguiar, Airó, Aldreu, Alheira, Alvelos, Arcozelo, Areias, Areias de Vilar, Balugães, Barcelinhos, Barcelos, Barqueiros, Cambeses, Campo, Carapeços, Carreira, Carvalhal, Carvalhas, Chavão, Chorente, Cossourado, Courel, Couto, Creixomil, Cristelo, Durrães, Encourados, Faria, Feitos, Fonte Coberta, Fornelos, Fragoso, Galegos (Santa Maria), Galegos (São Martinho), Gamil, Gilmonde, Góios, Grimancelos, Gueral, Igreja Nova, Lama, Lijó, Macieira de Rates, Manhente, Mariz, Martim, Midões, Milhazes, Minhotães, Monte de Fralães, Moure, Negreiros, Oliveira, Palme, Panque, Paradela, Pedra Furada, Pereira, Perelhal, Pousa, Quintiães, Remelhe, Rio Covo (Santa Eugénia), Rio Covo (Santa Eulália), Roriz, Sequeade, Silva, Silveiros, Tamel (Santa Leocádia), Tamel (São Pedro Fins), Tamel (São Veríssimo), Tregosa, Ucha, Várzea, Viatodos, Vila Boa, Vila Cova, Vila Frescainha, Vila Seca, Vilar de Figos, Vilar do Monte

Eleições Autárquicas - 11/10/2009

Votação por Partido em BARCELOS

PS: 34911/44,5% - 6 mandatos
PSD: 33999/ 43,3% - 5 mandatos

Candidatos Eleitos pelo Circulo: Barcelos

PS - MIGUEL JORGE DA COSTA GOMES
PPD/PSD - FERNANDO RIBEIRO DOS REIS
PS - DOMINGOS RIBEIRO PEREIRA
PPD/PSD - MANUEL CARLOS DA COSTA MARINHO
PS - ANA MARIA RIBEIRO DA SILVA
PPD/PSD - JOANA DE MACEDO GARRIDO FERNANDES
PS - JOSÉ CARLOS DA SILVA BRITO
PPD/PSD - FÉLIX FALCÃO DE ARAÚJO
PS - MANUEL PEREIRA VILAS BOAS
PPD/PSD - AGOSTINHO JOSÉ CARVALHO PIZARRO DA SILVA BRAVO
PS - MARIA ARMANDINA FÉLIX VILA CHÃ SALEIRO

Sem comentários:

Enviar um comentário