quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

História: Cargos na Casa Real em Portugal - 1755

História

Cargos na Casa real

Lisboa 1755



Officíos com que se serve a Casa Real 

Capellão mór, que hoje exercita o Eminentissimo Sernhor Cardeal Patriatcha.

Deão da Cappella que hoje he o Excelentíssimo Senhor D. Joseph Manoel de Noronha.

Sumilher de cortina Ecclesiastico da primeira qualidade, que corre a Cortina da tribuna na Capella Real, e tira o guardapó do genuflexório, em que ajoelha EIRey.

Esmoler mor reparte as esmolas que ElRey tem assínáladas e propõem as necessidades que devem ser soccorridas.

Confessor delRey.

Mordomo mor, o primeiro, que houve no Rèyno, se chamou Gonçalo Rodrigues, e teve este emprego por mercê delRey D. Affonso Henriques; continuou-se depois em pessoas de primeira grandeza; a sua jurisdicção consiste na sua perintendencia da Casa Real para receber todos os criados, e moradores della nos foros instituidos pelos Reys, como são os moços da Camara, e da Guarda roupa, os Escudeiros Fidalgos, os Cavalleiros Fidalgos, moços Fidalgos, fidalgos Escudeiros, Fidalgos Cavalleiros e Fidalgos do concelho. Pode filhar no foro de moços Fidalgos os filhos, e netos dos que já tínhão o dito foro, e áquelles a quem de novo se faz mercê delle. Por seus alvarás se pagam as moradias de todos os Officiaes ou moradores do Paço. Provê os officios de Escrivão das matriculas, Thesoureiro das moradias, com dous Escrivães, e os apontadores de cada foro, e os officios de Reys de Armas, e de Passavantes, e todos os das artes mecânicas. Este oficio anda na Casa dos Condes de S. Cruz, Marquezes de Gouvea. 

Camareiro mór veste, e despe a ElRey, e tem aposento no Paço para estar mais prompto e immediato á pessoa Real. Governa os pagens da campainha, o da lança, pagem da mula, moços das chaves, que as tem das arcas dos vestidos delRey, e ao porteiro da Camara, ordena aos moços da Camara o tocante a seu officio, e aos da Guarda roupa, que trazem as outras peças para vestir a EIRey, e aos moços da escrivaninha, a cujo cargo está o recado de escrever. Nos actos de juramento, e Cortes leva a falda, e assiste de traz da cadeira, Desde o tempo delRey D João I, anda este officio na Casa dos Sás, Condes de Penaguião, Marquezes de Fontes e Abrantes.

Estribeiro mór, governa as estribarias delRey, os cavalos, coches e carruagens da Casa Real, e a gente que serve neste ministerio. Acompanha a ElRey, calçalhe as esporas, ajuda-o a se por a cavalo, e a apearse; quando EIRey vay cavaIIo, vay a traz delle, e quando vay em coche, toma o estribo direito. Preside ao Estribeiro pequeno, ao Sevadeiro, e mais ministros de estribeira, e provê os moços della. Anda na Casa dos Duques de Cadaval

Porteiro mór, tem a guarda das portas e jurisdicção sobre os Porteiros da Cana, que são dezaseis, cujos officíos provê, traz seus contendores á Corte, e tem outras preeminências. Anda este officio na familia de Mello na linha dos Alcaides mores de Serpa. 

Voador examina as iguarias, que se põem na mesa Real. Faz as vezes de Mordomo mor, quando este falta, por isso preside também aos moços da camara, escudeíros e cavalleiros Fidalgos. Ordena o ministerio da meia Real, e manda fazer as compras das iguarias pelo comprador da Casa, que tem hum ajudante, e provê os officios da cozinha. Antigamente era hum só, hoje são três, é he dos mais antigos officios da Casa Real.

O Mestre sala conduz nos coches delRéy os Embaixadores e dá ordem ás ceremonias, e cortezias, que devem observar. Assiste em pé no meyo da casa das audiências, quando EIRey a dá, castiga e reprehende os mininos Fidalgos, quando lhe parece que o merecem, e tem outras muitas preeminências na Casa Real.

Reposteiro mór chega a cadeira, ou almofada a EIRey, quando se assenta ou põe de joelhos. Governa os mais reposteiros, que são cincoenta e cinco, cujos offícios provê; estes armam as tapeçarias, põem a mesa, e adornam as casas Reaes, e guardam as armações. Anda este officio na Casa dos Condes de Castello melhor.

Copeiro mor administra a copa a EIRey, quando quer beber, lança primeiro huma pinga de água na salva para a prova, e depois a entrega ao copeiro pequeno, a quém governa, de quem a recebe na mesma casa, onde ElRey janta. Anda na Casa dos Condes de Villaflor.

Armeiro mór, tem a seu cargo as armas da pessoa Real. Nomea os officiaes, que em todo o Reyno, e suas conquistas, tem obrigação de fazer armas, guarnecellas e alimpállas. Anda na família dos Costas desde o tempo delRey D. Manoel.

Trinchante mór descobre com huma toalha ao hombro as iguarias, as corta, e ministra a EIRey. Anda este officio na Casa dos Cunhas.

Monteiro mór he superintendente de toda a montaria e caça da Casa Real. Tem jurisdicção sobre todos os Monteiros móres das Comarcas, outeiros de cavalIo, moços do monte, escudeiros e mais officiaes da coutada, montaria, e caça, cujos officios provê por carta sua com seu sello por resolução de S. Magestade e estes mesmos póde prender, e castigar, privando-os e pondo outros em seu lugar. Anda na Casa dos Silvas, e Mellos. 

Aposentador mór serve de dar pousadas nas campanhas e jornadas; quando ElRey caminha, parte hum dia antes a prevenir pousada, e resolver as duvidas, que se offerecem sôbre a aposentadoria. Anda na família de Souzas na linha dos Condes de Santiago. 

Almotacel mór deve prover o Iugar onde está a Corte, de todos os mantimentos necessarios, manda alimpar as ruas e refazer os caminhos, pontes e calçadas. Anda na familia dos Camaras.

Pagens da lança são os que levam a lança e armas delRey, quando vay á campanha, e as tem na sua mão em quanto não peleja com ellas.

Provedor das obras manda fazer todas as obras tocantes aos Paços, casas de campo e fundaçoens Reaes. Tem chave do paço com exercício, e tribunal a que chamam Casa das Obras, cujos officios provê e os de Architectos, e Mestres das obras. Despacha só com EIRey as matérias pertencentes ao feu officío, como o Mordomo e o Capellão mór.

Capitaens da Guarda são três cada hum com o seu Tenente e huma companhia de oitenta Archeiros para guarda da pessoa Real, a qual acompanham a cavallo.

Condestàvèl he suprema dignidade nos exercicios com jurisdição ampla em todas as matérias. Tem preeminências de Duque, e por ínsignias de sua dignidade guião, maças, Rey de armas, e estoque embainhado com a ponta para baixo. Leva o estoque Real nas entradas, e assiste com elle nas Cortes. Esta dignidade desde o tempo do esclarecido Heróe Dom Nuno Alvares Pereira se conservou na Serenissima Casa de Bragança, até a feliz acclamação do Senhor Rey D. João lV. Depois servio algumas vezes em sua falta a Casa dos Marquezes de Ferreira, Duques do Cadaval.

Almirante tem nas armadas de alto bordo a mesma jurisdicção que o Condestavel nos exércitos. Reparte as prezas marítimas, e lhe toca o quinto dellas. Ha dous Almirantes: hum do Reyno, que he da familia dos Castros e outro da Índia que he dos Gamas, Marquezes de Niza.

Marichal he dignidade subordinada á de Condestavel com jurisdicção nas cousas a elle pertencentes nos exércitos, que governavam antigamente como agora os Mestres de Campo Generaes. Este officio andou muitos tempos na Casa dos Coutinhos, e extinguindose esta linha não se tornou a prover.

Coudel mór manda executar as leys, que se fizeram para conservar a boa raça dos cavaílos do Reyno, tem a seu cargo os cavaílos destinados para cobrir as egoas, e para este effeito obriga os lavradores a que as tenham. Anda na Casa dos Marquezes de Cascaes.

Alferes mór leva nas Cortes, e juramento dos Príncipes a bandeira Real, e levantando-a os proclama com estas vozes: Real, Real por ElRey Dom N de Portugal. He officio antiquissimo, e hoje he só honorífico, como os de Condestavel e Marichal.

Meirinho mór he o mesmo que Adiantado ou Justiça mayór, tocalhe prender pessoas de estado, e grandes Fidalgos e Senhores de terras. Nos actos de Corte fica com Vara na mão esquerda e provê o lugar de Meirinho da Corte. Anda na Casa dos Condes de Óbidos.

Adail mór era o que conduzia os exércitos, e explorava os caminhos para a brevidade e acerto das expedições. Hoje está extinto.

Cozinheiro mór tem a superintendencia da cozinha Real, recebe, e despede os criados, que servem nella, e ordena o que lhe parece mais conveniente ao feu governo.

Camaristas são Fidalgos da primeira qualidade, que servem às semanas as obrigações do Camareiro mór.

 


Descripçam corografica do reyno de Portugal, 1755

Sem comentários:

Enviar um comentário