História
Inglaterra
Castelo de Launceston, imagem de 1848
Consiste n'uma torre circular que mede trinta e seis pés de diâmetro sobre trinta de altura; é ediíicada esta torre no cume d uma alcantilada montanha cónica. Uma muralha de doze pés de grossura sobre vinte d' altura, internamente, lhe serve de cerca.
A forma das muralhas exteriores é quasi oval, e as suas dimensões andam por setenta a setenta e oito pés. O espaço entre a torre ea muralha externa, varia entre seis a dez pés.
Não se sabe positivamente em que tempo fora construida esta curiosa fábrica; é porém certo que já ella existia pela conquista dos normandos, e talvez de ha muito.
Na sua conslrucção não se observam os mínimos vestigios do estylo saxonico, e por isso mr. Lysons, na sua historia de Cornwalhes, se inclina á opinião de que foi obra dos britannos.
A máxima prova da sua ancianidade é o estado de ruina em que já estava a maior parle da cidadella, no século XIV, segundo se vê do que resta daquella epocha. Não tem fundamento, pois, a opinião dalguns historiadores, que disseram ter sido este castello erigido por Guilherme Mortaigne, conde de Cornwalhes, o que antes se deve applicar a algumas construcções inferiores, de que uma pequena parte ainda hoje resta.
Pela sua inexpugnável posição foi este castello, durante a guerra civil, um ponto importante,
Sir Ricardo Bulwer, que prestara obediência ao parlamento, teve de se acolher aos seus muros, á aproximação de sir Ralph Hopton com as forças reaes.
Em agosto de 1644, entregou-o ao conde de Essex; mas caiu em poder dos realistas, em consequência da capitulação do exército do conde.
Era 1646, ultimamente, foi a cidadella entregue a sir Thomaz Fairfax pelo coronel Basset.
More English castles in:
Revista Popular, 1848
Sem comentários:
Enviar um comentário