terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

História: Viagem ao passado de Vila Viçosa, imagem de 1849



História

Vila Viçosa

Viagem ao passado de Vila Viçosa, imagem de 1849


Vila Viçosa é uma formosa e bem situada povoação na nossa província do Alentejo, a quatro leguas de Elvas e a oito, pouco mais ou menos, de Évora.

A data da sua fundação foi objecto dos eruditíssimos trabalhos de alguns escritores nossos - e alguns asseveravam que remontava ao anno 350 antes de Cristo, concluindo-se que os cartagineses a haviam edificado. André de Rezende, aliás o mais sábio e sincero dos nossos arqueólogos, dá conta de todos os argumentos que se apresentam pró e contra aquela opinião. O que, porém, não admite dúvida, é que Vila Viçosa recebeu foral de D. Afonso III, a 5 de Junho de 1270. No reinado de D. Afonso V foi esta vila erigida em marquezado a favor de D. Fernando, filho segundo do primeiro duque de Bragança, e seu sucessor nos seus estados. Desde então continuou nesta família; e quando D. João foi elevado ao trono, em 1640, passaram todos os seus bens a constituir a casa chamada do Infantado, ou de Bragança, que pertence aos primogénitos da coroa, que usam também do titulo de duques de Bragança.

Havia em Vila Viçosa, antes da extinção total das ordens religiosas, sete conventos. O de Nossa Senhora da Graça, dos eremitas de Santo Agostinho, fundado em 1267, reedificado pelo famoso Condestável D. Nuno Álvares Pereira - é aqui que existem os mausoléus dos primeiros duques de Bragança; o de Nossa Senhora do Amparo, S. João Evangelista, Nossa Senhora da Esperança, Chagas, Santa Cruz e Santo António dos Capuchos.

A fortificação de Vila Viçosa mereceu muita atenção nos primeiros tempos da monarquia; sendo D. Dinis quem mandou levantar o seu castelo, obra que se conserva ainda no estado em que a estampa a representa. Mais recentemente foi acrescentada a primitiva fortificação, com várias obras de defesa, que hoje se acham como se acha tudo na nossa terra - em ruínas.

O palácio ducal é a cousa de mais valia que existe em Vila Viçosa, com quanto toda a vila não seja da mais pobres em antigualhas.

Próximo dela, nos seus deliciosos arredores, deu-se em 1665, a formidável batalha de Montes-Claros, entre portugueses e castelhanos, comandando aqueles o justamente célebre marquês de Marialva, que saiu vitorioso, ficando do inimigo, três a quatro mil homens no campo, e seis mil prisioneiros.

Sem que possa dizer-se que Vila Viçosa é uma povoação pobre e insignificante, é contudo certo que não ali, nem grandes, nem pequenas manufacturas, e, por consequência, o seu movimento industrial e comercial é quase nulo - reduzido quase a permutações de cereais de que o seu termo abunda.


Portugal antique illustration, pictures, images, photos
Vila Viçosa História e imagens antigas

Sem comentários:

Enviar um comentário