História de Beringel (Beja) e brasão antigo (imagem de 1860)
A VILA DE BERINGEL
Na província do Alentejo, a duas léguas de distancia da cidade de Beja, para o poente, está edificada a pequena vila de Beringel, na encosta de um monte que olha para o norte.
A noticia mais antiga que se encontra da sua existência, data do ano de 1225, no qual el rei D. Afonso III fez doação dela ao mosteiro de Alcobaça. Tendo-a incorporado na coroa el rei D. Afonso V, no ano de 1477, por troca que fez com aquele mosteiro, deu-a, em 1497, a Ruy de Sousa, pai do primeiro conde do Prado, ascendente dos marqueses das Minas. Porém el rei D. Manuel é que lhe concedeu o seu foral de vila, aos 23 de Novembro de 1519.
Consta esta povoação de uma só paroquia, intitulada de Santo Estêvão. É templo antigo, de três naves, e na sua primitiva foi igreja de um mosteiro de frades bernardos, do qual se descobrem ainda vestígios. Numa das capelas estão sepultados Rui de Sousa e sua mulher D. Branca de Vilhena.
Tem hospital e casa de misericordia e nos arrabaldes quatro ermidas.
Abastecem a vila quatro fontes de excelente agua, chamadas da Andreza, do Marquês, de Palhetes e Fonte Velha. O pequeno rio Galego rega e fertiliza-lhe os campos dos seus subúrbios, que produzem cereais, legumes, azeite, vinho e frutas, contêm belas pastagens em que se cria bastante gado. Na serra das Pedras, que lhe fíca vizinha, ha muita abundância de perdizes e coelhos.
A vila de Beringel tem por brasão de armas, em campo vermelho, um braço de oiro com asas, empunhando na mão uma espada.
***
Beringel é uma vila do concelho de Beja
Sem comentários:
Enviar um comentário