História das Ordens Religiosas em Portugal - Brígidas
Foi esta Religião estabelecida no Reino da Suécia por Santa Brígida no ano de 1344, cuja Regra, como afirma a mesma Santa, foi ditada por Cristo Nosso Senhor.
O Papa Urbano V aprovou-a no ano de 1370 e os seus sucessores confirmaram-na.
Com a heresia de Gustavo de Bassia padeceram muito as suas Religiosas e muito mais as que estavam estabelecidas em Inglaterra por causa do cisma de Henrique VIII, que lhes arrasou os Conventos e tomou todas as rendas de que se sustentavam.
Desta sorte desamparadas, foram para a Flandres, depois para França e, enfim, por ocasião das guerras que então havia, andaram desterradas trinta e sete anos pela Gália Bélgica, até que, aportando as peregrinas inglesas em Lisboa, por inspiração Divina, se hospedaram no Convento da esperança a 4 de Maio de 1594.
Depois, Isabel de Azevedo, mulher nobre e moradora ao Mocambo, deu-lhes casas, onde fizeram a sua Igreja, a qual, a 17 de Agosto de 1651 sofreu um incêndio. Mas logo a 2 de Outubro do mesmo ano se começou a fabricar o Convento que hoje habitam, a que chamam das Inglezinhas, de cuja Ordem há outro em Marvila, junto a Lisboa, de Religiosas Portuguesas, fundado pelo Arcediago Fernão Cabral.
Mosteiros das Inglezinhas em Portugal:
Sem comentários:
Enviar um comentário